Thursday, May 12, 2005

Saturação musical

Long time no see...é verdade que não escrevo aqui há meses, mas também já tinha avisado que escreveria aqui a meu belo prazer e quando achasse que se justificava, bem como quando despertasse em mim uma crítica, observação ou mesmo teoria.
Hoje falo-vos mais uma vez do comportamento das pessoas em relação à música com base em observações que tenho feito.
Tenho vindo a reparar que muitas pessoas não sabem gerir o número de vezes que ouvem determinada música (isto também se aplica a bandas), e passo a explicar, quando uma música está "na berra" as pessoas têm tendencia a ouvi-la até à total e completa saturação...até não poderem ouvir mais. O que é curioso, é que as pessoas parecem tirar satisfação deste comportamento. A pergunta emerge...que satisfação podemos tirar de enjoar uma música que gostávamos antes de enjoar?
Um míudo (que eu não vou dizer quem) disse-me há umas semanas, com um sorriso aberto, que já estava enjoado da Vertigo dos U2 de tanto ouvir. O rapaz estava com uma atitude que parecia esperar que eu mostra-se inveja, e isto impressionou-me. É verdade que o acto de ouvir música deve ser um impulso, mas como em tudo na vida, se nos deixarmos levar sempre pelo impulso (principalmente aqueles gerados pela moda da altura) o resultado pode não ser o melhor.
Se sentem que existe uma música ou banda que gostam muito, não sigam sempre os vossos instintos, sejam racionais, de modo a não se fartarem de algo que vos da gozo ouvir. Às vezes custa, mas o equílibrio também está na base de uma melhor apreciação das coisas, e da música está claro.
Eu pessoalmente tenho uma política de ouvir uma vez uma música por dia, no máximo duas vezes, isto quando estou "viciado" nela claro.

1 Comments:

At 12:36 AM, Blogger The Crow said...

hum, isso não é uma indirecta, pois não?? jkg(de facto, acho que estou a ouvir radiohead a mais). já me aconteceu de facto deixar de ouvir músicas por me ter enjoado delas, mas isso só aconteceu com aquelas músicas que eu considero "comerciais", ou seja, aquelas que gostamos rapidamente(mas que também nos fartamos rapidamente). por isso eu já não oiço quase nunca a smells like teen spirit e a come as you are, pois acho que são as mais comerciais dos nirvana, e não me quero fartar delas. eu espero bem que a minha teoria esteja correcta, porque eu não me quero fartar de radiohead, que eu não considero comerciais(com excepção da creep, talvez). bom post, vê se escreves mais e tal!! [[]]

 

Post a Comment

<< Home