música comercial
A música pode ser mais ou menos comercial. O que o comum dos mortais ouve e música comercial (tocada nas rádios e canais de televisão como a MTV) sem terem qualquer tipo de acesso a outro género de música. Como as pessoas estão mergulhadas nesta ignorância não têm consciência do que ouvem e consideram as músicas menos comerciais simplesmente "mais chatas". Uma maneira demasiado básica de olhar para esta situação.
A música pode ser comercial e ser boa ou má, no entanto, em qualquer dos casos é sempre "viciante", isto é, de fácil e rápido consumo. É verade, a música comercial também pode ser boa e é fácil de o provar quando se fala de refenrências como Bruce Springsteen ou Madonna. No primeiro caso o seu maior sucesso foi uma música fantastica intitulada "Born in the USA" que é de facto aquela que toda a gente prefere quando ouve pela primeira vez o "boss", no segundo exemplo toda a sua obra no campo músical é comercial salvo raras excepçoes, mas nem por isso é destronada do lugar de melhor cantora pop de sempre (isto é indicutivel)...e num pequeno aparte...qualquer comparaçao de Britney Spears a Madonna é a meu ver um ultraje.
Em suma, a música comercial em geral e má tirando algumas excepções, como a Madonna (caso muito particular no mundo da música comercial), ou singles lançados por boas bandas com o objectivo de vender cd's (técnica utilizada por bandas como os police). Uma coisa e certa, por mais brilhante que seja uma música comercial, esta não chega aos calcanhares de uma música "não comercial" também brilhante...outra coisa também é certa...quem é consiente dessa situaçao não daria o devido valor às "músicas não comeciais" se as comerciais não existissem.
MTV European Music Awards, Portugal 2005
Os MTV European Music Award 2005 vão ser realizados em Portugal, mais concretamente no pavilhão Atlântico. É uma notícia a destacar pois trata-se de um evento musical muito popular que até pode trazer beneces em termos de actuações musicais, mas isso só se poderá constatar quando realmente forem revelados os nomes dos artistas intervenientes.
A lamentar são as promoções que a "nossa" MTV portuguesa anda a fazer em relação ao evento. Estas promoções consistem, por exemplo, numa filmagem de um câmera de vigilância no interior da MTV Portugal que apanha uma conversa secreta com um apresentador da MTV e um colega. Até aqui nada de invulgar, não fosse o dialogo dos colegas envolver frases do género: "epa, então podemos sentarnos num café e ter a Christina Aguilera ao nosso lado!". E o que é infeliz no meio disto tudo é que o público para quem o anúncio é dirigido, vai acreditar que é possível tal acontecer.
O que é a Música?
A música é um mundo, mas no entanto existem algumas bases que considero essenciais a qualquer pessoa que no minimo tente perceber de música.
A verdade é que a esmagadora maioria das pessoas não fazem a minima ideia do que sequer é a música, elas pensam que sabem. Qualquer um que perceba minimamente do assunto é o primeiro a admitir que não sabe "nada" de música. É para este grupo de assumidos ignorantes (no qual eu provavelmente me enquadro) que este post é dirigido.
A música é ao mesmo tempo indescritível e muito fácil de explicar. Ao nível emocional a música e ultra complexa, cada música significa uma coisa diferente para cada pessoa e é muito dificil criar uma discussão coerente sobre o assunto, pois os argumentos seriam irracionais (baseados em emoções). Ao nível técnico é muito simples analisar um album, single, etc. Quando se põe de lado as parcialidades, é só avaliar se de facto um album é bom, mau, assim assim...
Em relação a pôr de lado as parcialidades, é algo que deixa muita gente confusa. Gente que até diz ser impossível fazer tal coisa, mas isto é um assunto que irei abordar num futuro post em que então vou explicar que é, e como é possível faze-lo.
Os eternos U2
O meu primeiro post sobre música é sobre os U2 ou não fossem eles a minha banda preferida.
Comprei o "How to desmantle an atomic bomb", já tinha lido críticas sobre o disco e posso dizer que se confirmam. "How to desmantle an atomic bomb" é um album muito bom que nos tranporta aos primórdios da banda irlandesa e nos recorda o seu som rock de outros tempos. O disco teve entre outros produtores Steve Lillywhite que produziu por exemplo "Boy" e "October", e Brian Eno (o lendário Brian Eno) que produziu "the unforgettable fire" e "joshua tree".
O som do album é relativamente acelerado, mais acelerado que o de "all that you can´t leave behind". O single "vertigo" é a música mais rápida e mais curta. Este cd de originais tranporta-nos com uma força enorme às atmosferas das suas músicas e as letras são principalmente de intervenção como os U2 já nos têm vindo a habituar.
Aconselho qualquer interessado em música a comprar este novo album daquela que é considerada actualmente por muita gente a melhor banda do mundo, pois este cd ficará com certeza na galeria do que de melhor fizeram os U2.
primeiro acorde
Este blog foi criado com o único objectivo de eu poder escrever sobre música quando quiser. Nada mais será publicado para além da minha opinião e eventualmente algumas notícias. Se concordam ou não com as minhas opiniões não me interessa, mas se não concordam permitirvos-ei comentar os meus posts, isto sem a garantia de responder aos comentários. Obrigado