Tuesday, August 02, 2005

MPB (música popular brasileira)

MPB, também conhecida por música popular brasileira. Engloba, como já li uma vez, a melhor e a pior música do mundo.
Singindo-me só à boa MPB...é ao mesmo tempo simples e complicado explicá-la. Em termos técnicos:
A MPB não abunda em diferênciaçao de instrumentos, embora de facto seja o único género musical que reuna aquele leque de instrumentos. Daí termos aquele som característico fácilmente reconhecível. As letras têm um peso preponderante neste género musical, e isso é justificado pelos numerosos bons letristas brasileiros. Salvo excepção para alguns sambas (não todos), e alguma "música de rádio" (se é que entendem).
Como já disse as letras têm um impacto enorme na MPB desde "O Rei" Roberto Carlos até a letra de "A garota do Ipanema"...Mas a composição é a outra perna que suporta o corpo que é a MPB. E Gilberto Gil, Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Morais, Chico Buarque, Caetano Veloso são apenas alguns de uma lista que parece não ter fim. Pouco posso apresentar senão os factos: estes homens bem como outros compositores brasileiros são responsáveis por músicas ouvidas por todo o mundo, muitas delas com mais de 40 anos (históricas), são os principais responsáveis pela propagação da língua portuguesa no mundo, e consiguiram com composições com a meia dúzia de instrumentos utilizados na MPB (ex: tambores, pendeiretas, violão) seduzir nomes sonantes como Sting e Peter Gabriel. Eles deixaram também uma descendência que já mostrou provas da sua originalidade e poder de interpretação: Paralamas do Sucesso (muita música fora do comum), Marisa Monte (interpretação), Adriana Calcanhoto (composição), Gabriel o Pensador (letras). Para não falar em Ana Rita, filha daquela que é considerada a melhor cantora/interprete de sempre da música brasileira (a falecida) Elis Regina.
Existe na MPB uma atmosfera boémia, humilde que diz algo a todos e de facto complicada de explicar, sendo esta a essência da MPB sobre a qual não me vou estender pois qualquer exlicação não corresponderia.
Já escrevi mais do que esperava sobre MPB, mas de facto há muita coisa ainda por dizer. Só queria acabar com mais duas notas. A MPB tem uma característica única que eu pessoalmente nunca vi noutro estilo musical, é sempre alegre, contam-se com os dedos de uma mão as músicas com letras tristes, a alegria é algo constante na MPB. E a segunda...eu de facto não sou grande apreciador de MPB, embora reconheça a sua riquesa e autentissidade (só oiço muito de vez em quando e geralmente não é por minha iniciativa).

3 Comments:

At 6:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Gostei muito do comentario e achei
muito imteiressante!

gostei muito da parte que fala
que a múica MPB tem uma caracterisca única!

 
At 6:46 PM, Anonymous Anonymous said...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

 
At 2:28 AM, Blogger Unknown said...

não seria MARIA Rita, a filha da Elis?

 

Post a Comment

<< Home