Fim dos New Order
Pois é, parece que o baixista da banda britânica anunciou há dois dias atrás na XFM (estação de rádio inglesa) que a banda se separou. O ano passado o baterista já tinha afirmado que era bom que se fizesse um intervalo pois cada elemento andava com pouco tempo para os New Order. Agora parece que é definitivo. Summer (o baterista) terá dito a Peter Hook (o baixista) que não tinha tensões de trabalhar mais com a banda.
No site
neworderonline a notícia já foi confirmada.
Géneros e subgéneros musicais
Ainda no outro dia estava eu a discutir com um amigo meu a parvoíce em torno das diferentes divisões que se faz dentro de cada estilo musical. Na altura falávamos mais da musica electrónica, mas vendo bem às vezes tentar especificar em demasia toma é ridículo.
Os géneros standard (pop, rock, metal, jazz, funk, indie, electronica, hip hop, clássica etc...), quer gostemos ou não de os usar, dão jeito , e fazem todo o sentido existir. Aguns mistos e subgéneros mais utilizados e que também se compreende perfeitamente a sua existência são: rock n'roll, hard rock, pop-rock, rock progressivo, fusion (bom, se puser tudo torna-se chato). São subgéneros tão importantes que muita gente os considera géneros musicais por si mesmos.
Agora, casos como se vê na musica electronica e no metal... Tenham paciência, mas passa o limite.
Certo dia estava eu a ver um programa no vh1 sobre metal e fiquei parvo com a quantidade completamente absurda de subgéneros do metal. "Death Metal, Gothic Metal, Hair Metal"(...). A lista não parava. Até que oiço "Morbid Metal". Ora bem, isto para mim já é demais. Que raio é "Morbid Metal"? Alguém conhece uma banda de "Morbid Metal" para eu poder ouvir?
E como se não bastasse os 1500 estilos de metal que nem percebia o que queriam dizer ainda houve a parte cómica. Alguns dos músicos (de bandas de metal) entrevistados não sabiam dizer o que diferenciava o estilo "x" do estilo "y". Eles próprios afirmava que havia subdivisões de metal que ninguém sabia ao certo o que eram.
Vamos lá a ver, os géneros musicais são linhas de orientação que podem e devem ser quebradas derivando para coisas novas. Agora inventar géneros musicais à maluca porque sim também não pode ser.