Wednesday, August 10, 2005

Bossa Nova

Já aqui se falou da MPB, mas eu quero lembrar outro estilo musical nascido no Brasil que muito marcou o mundo, principalmente o mundo do jazz e do actual chillout: a bossa nova.
Eu simplesmente acho estes ritmos quentes e ao mesmo tempo suaves autênticos prodígios musicais, quer pelo ritmo, pela felicidade e simultânea tristeza, não sei explicar bem porque sou leigo no assunto, mas que dão a volta á cabeça isso é garantido.

P.S.: Só para relembrar o estilo e tal.

O que significa a música para mim

Eu não sou daqueles que consumem música facilmente. Sou daqueles a que a música tem que dizer qualquer coisa, eixar qualquer sentimento cá dentro e que não deixe um vazio, digo qu a música que oiço de uma forma ou de outra apela ao que sinto e ao que penso. Para mim uma boa música é aquela que mesmo que seja a primeira vez que a ouvimos nos atrai e seduz com a essência musical e melodiosa letra, e que para sempre deixa esse perfume pela casa cada vez que toca no leitor ou passa na rádio. Para mim a música tem que de alguma maneira ser significante, quer seja revolucionária, incendiária, política ou romântica, ela tem que fazer significado para quem a ouve e interpreta porque ouvir não é dar atenção á "batida" (entendasse a música que toca em background, aquela que dá suporte a quem debita talento para o microfone), mas sim escutar com intenção a mensagem que pretende ser transmitida pelo mundo.
Como já tantas disse e tantas vezes foi dito pelo mundo, a música é como que o acompanhamento desconhecido de uma vida porque o que ouvimos hoje nos marca para sempre, e teria orgulho de chegar a velho e poder compilar em 17 faixas as músicas que mais me marcaram em cada etapa da minha vida e que esse cd tivesse algum significado para mim, que me deitasse abaixo completamente e me deixasse orgulhoso de mim mesmo, por conseguir criar esse cd.
Até hoje só tenho duas músicas definidas para esse cd: Wish you were here - Pink Floyd; Even Flow - Pearl Jam

Wednesday, August 03, 2005

Concerto dos U2 (antes)

Para aqueles que conseguiram arranjar (e também para aqueles que infelizmente não conseguiram mas queriam) o tão desejado bilhete para aquele que será com certeza o concerto do ano, aqui deixo duas coisas. Primeiro o alinhamento provável dos U2 no concerto que se realizará em Lisboa no próximo dia 14 de Agosto no estádio Alavalade XXI:

Vertigo
I Will Follow
The Electric Co.
Elevation
New Year's Day
Beautiful Day
I Still Haven't Found What I'm Looking For
City Of Blinding Lights
Miracle Drug
Sometimes You Can't Make It On Your Own
Love And Peace Or Else
Sunday Bloody Sunday
Bullet The Blue Sky
Pride (In The Name Of Love)
Where The Streets Have No Name
One
encores:
Zoo Station
The Fly
With Or Without You
All Because Of You
Yahweh
Vertigo

Segundo, é simplesmente comunicar que vou de férias. Por isso não prometo que escreva alguma coisa até setembro, sendo no entanto dado como certo um post sobre este concerto (depois de ele se realizar) ao qual eu vou. Esse post poderá ser publicado ainda em Agosto se tiver disponibilidade para tal, caso contrário em Setembro cá estará.

Boas férias a todos os apreciadores de boa música

Tuesday, August 02, 2005

Novo Membro: eu

Olá a todos os que lêem este blog. O meu nome é João, e deve ser isso que aparece no nickname, se não for (podem ver já abaixo destas poucas linhas que escrevo) deve ser Jeremy, se não for, olha que se lixe que eu não me lembro. Bem, já sabem como me chamo, agora digo que tenho um estilo preferencial de música parecido ao do meu colega bloguista, com muita brit pop, rock que para muitos é arcaico mas que para mim é o melhor de sempre mas depois poderão vir a descobrir mais sobre mim conforme vou postando.

Bandas de eleição: Pearl Jam, U2, The Verve, Blur, New Order, Smiths, Travis, Jeff Buckley, Morrissey, The Doors, etc, etc, etc

Mais informaçõesbasta dirigirem-se ao balcão de informações e pedir o mail para amena caqueira com o dr. joão, ou jeremy, sei lá agora...

Novo membro

A partir de hoje este blog tem um novo membro. Não vou falar muito dele porque ele fará a sua apresentação como achar melhor. Só posso explicar o porquê de o ter feito membro. Essencialmente por dua razões, primeiro porque falo muito de música com ele, e para ele (como para mim) a música é como oxigénio. Também me apercebi que tenho aqui alguns leitores. Leitores esses que dizem ter pena de não postar mais no blog, assim com este novo membro o número de posts aumentará, embora tanto eu como ele continuaremos no regime que foi estipulado "escrever apenas quando me apetecer".
Para terminar, que fique bem claro que cada post de cada um de nós terá apenas e só a sua opinião pessoal. Um membro pode escrever algo que o outro concorde ou não, os pontos de vista serão independentes um do outro. Isto não é um blog com opinioes feitas por duas pessoas mas sim um blog com duas pessoas a dar as suas opiniões pessoais.

MPB (música popular brasileira)

MPB, também conhecida por música popular brasileira. Engloba, como já li uma vez, a melhor e a pior música do mundo.
Singindo-me só à boa MPB...é ao mesmo tempo simples e complicado explicá-la. Em termos técnicos:
A MPB não abunda em diferênciaçao de instrumentos, embora de facto seja o único género musical que reuna aquele leque de instrumentos. Daí termos aquele som característico fácilmente reconhecível. As letras têm um peso preponderante neste género musical, e isso é justificado pelos numerosos bons letristas brasileiros. Salvo excepção para alguns sambas (não todos), e alguma "música de rádio" (se é que entendem).
Como já disse as letras têm um impacto enorme na MPB desde "O Rei" Roberto Carlos até a letra de "A garota do Ipanema"...Mas a composição é a outra perna que suporta o corpo que é a MPB. E Gilberto Gil, Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Morais, Chico Buarque, Caetano Veloso são apenas alguns de uma lista que parece não ter fim. Pouco posso apresentar senão os factos: estes homens bem como outros compositores brasileiros são responsáveis por músicas ouvidas por todo o mundo, muitas delas com mais de 40 anos (históricas), são os principais responsáveis pela propagação da língua portuguesa no mundo, e consiguiram com composições com a meia dúzia de instrumentos utilizados na MPB (ex: tambores, pendeiretas, violão) seduzir nomes sonantes como Sting e Peter Gabriel. Eles deixaram também uma descendência que já mostrou provas da sua originalidade e poder de interpretação: Paralamas do Sucesso (muita música fora do comum), Marisa Monte (interpretação), Adriana Calcanhoto (composição), Gabriel o Pensador (letras). Para não falar em Ana Rita, filha daquela que é considerada a melhor cantora/interprete de sempre da música brasileira (a falecida) Elis Regina.
Existe na MPB uma atmosfera boémia, humilde que diz algo a todos e de facto complicada de explicar, sendo esta a essência da MPB sobre a qual não me vou estender pois qualquer exlicação não corresponderia.
Já escrevi mais do que esperava sobre MPB, mas de facto há muita coisa ainda por dizer. Só queria acabar com mais duas notas. A MPB tem uma característica única que eu pessoalmente nunca vi noutro estilo musical, é sempre alegre, contam-se com os dedos de uma mão as músicas com letras tristes, a alegria é algo constante na MPB. E a segunda...eu de facto não sou grande apreciador de MPB, embora reconheça a sua riquesa e autentissidade (só oiço muito de vez em quando e geralmente não é por minha iniciativa).