Thursday, April 06, 2006

Caridade e musica de qualidade

Há algum tempo chegou-me ás mãos um cd intitulado "War Child - Help: A Day in the Life". Disseram-me que eraum cd que pretendia angariar fundos para ajudar crianças em todo o mundo vitimas da guerra, fome, e tudo aquilo que todos nós tão bem sabemos. Sinceramente, desconfio sempre destes cd's de campanhas de caridade e relutantemente lá o trouxe para casa, e acabei por pôr o cd no meu leitor e descontraidamente ouvir.
Este é daqueles cd's que tem músicas que toda a gente devia ouvir, devia ser obrigatório por mais desconhecidas que sejam as bandas. Deviam ser obrigadas pelas músicas catchy e dançantes quer pelos momentos de calmariae fantasia que salpicam o alinhamento. São belas surpresas estas bandas desconhecidas para mim. Para um cd que começa com uma música mediana de Radiohead e que depois dispara com The Zutons num tom dançante e com uma fantástica surpresa que responde por Elbow anima qualquer um. Entre as belas surpresas também estão The Magic Numbers que têm um ritmo e uma musicalidade que me é familiar, com The GO! Team a puxar um ritmo muito característico da década de 6 um delicioso ritmo. Ritmos a puxar orientalidade com Gorillaz e Tinariwen, o hip-hop de Emmanuel Jal... Música de natal cantada por George & Anthony, a aparição de Manic Street Preachers e outros nomes que reconheço com músicas viciantes como é o caso dos Kaiser Chiefs e Bloc Party, a saída dos Hard-fi do seu ritmo característico para uma música muito mais calma e pausada, Maximo Park, Coldplay...
Um cd de inéditos feitos para caridade, mas um cd brilhante que eu depois da desconfiança inicial simplesmente oiço sem parar, um cd de contrastes que funcionam tão bem, contrastes que se complementam.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home