Thursday, September 21, 2006

Hallelujah

Por favor, não me acusem de ser repetitivo. Esta é a última vez prometo.
Toda e qualquer coisa pode ter um efeito em nós, quer seja uma cena dum filme, uma expressão, uma frase feita, até um cliché, mas têm um impacto em nós que é brutal. E com a música não é diferente. Há aquelas músicas que nos tocam lá no fundo, que cicatrizam o coração, tocam a alma e que deixamos gravadas no nosso cérebro até à eternidade da nossa vida. São elas que formam a banda sonora da nossa vida, que tentei exemplicar no meu primeiro post neste blog, o que é a banda sonora da nossa vida? Sinceramente não sei, é demasiado complexo e dificil para mim escolher 16 faixas para colocar num cd, ou para guardar na memória classificando-as como as melhores músicas da minha passagem pela terra. Mas, pode haver uma maneira muito simples de as escolher, de as ir escolhendo, e em vez de formar um cd, formar uma colectânea alargada, de 4 ou 6 cd's: "The Songs of My Life".
Afinal, o que é uma música que marca, uma canção que nos altera, arrepia, faz chorar, sorrir, recordar... Não tenho resposta para isto, talvez seja a música que nos escolha, caindo num cliché barato, mas pode ser a mais pura realidade, porque ás vezes "aquela" música encontra-se por acidente, quase por acaso. Quase uma obra divina, das divindades adormecidas do meio musical, uma lança no mercado que nos atinge especialmente a nós, e quenós ficamos feridos para sempre, sangrando emoção e sentido ao ouvir, no momento, passados 10 minutos, ininterruptamente, daqui a 10 anos, quando a pusermos a tocar para os nossos filhos; vai ter sempre aquele sentido, aquela magia.
Talvez seja das palavras cantadas ao som ritmico de uma viola, de uma banda, de uma orquestra, talvez seja dos próprios intrumentos, talvez por nenhuma delas mas pelo conjunto, talvez, por existir e fazer sentido.
É uma música para a eternidade, o sal e a pimenta de algum momento, e puxando à baila um dos melhores letristas de sempre, a meu ver claro, o já falecido Jeff Buckley

"She's the tear that hangs inside my soul forever".

3 Comments:

At 11:57 PM, Anonymous Anonymous said...

Que bonita evocação! Se todas as pessoas tivessem um "cliché" de estimação o mundo era mais belo... São essas migalhas que 'sujam' a vida com alguma cor e ainda que minusculas a estimulam para dar passos largos... Concordo quando falas na impossibilidade em seleccionar uma dúzia de músicas da nossa vida, isso seria reduzir as minhas suspensas divagações a travões de prego a fundo! A ideia não é essa, cá passamos, ca marcamos e cá respiramos, umas coisas poluidas, outras mais embebidas...e a leveza de bons momentos sonoros penetram directamente do ouvido à alma... e suspiramos! Passa assim de uma duzia a uma tonelda de arrepios! "...têm um impacto em nós que é brutal..." não, têm um impacto em nós engrandecedor. Brutal é para meninos de cabelo à 'fodass' a ouvir o último "abana rabos"! ;) Esta foi só para eu propria me rir um bocadinho no meio das minhas lamexiçes!! Com contributos desses deixa-me la apontar-te o dedo mil vezes por seres tão repetitivo! Um beijinho

 
At 3:06 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora, se tu és repetitivo, escusado será dizer q td o q repetes ( em relaçao ao post, claro lol ) tem em si um afecto q n consigo descrever. A verdade é q idolatras desde sempre Jeff Buckley e, também é verdade, q já n é a primeira vez q fazes um post em sua honra... Mas, se todos aqueles q têm um blog, escrevessem como tu, eu até me dava ao trabalho de comentar! Lol.
É um grande texto, enriquecido pelo teu carinho, o teu amor pela música ( q n ultrapassa o meu ;P ), a tua vontade de exprimir aos outros, as maravilhas de certos cantores e compositores ( caso do Jeff ).
Não preciso de dizer q me tocou, q gostei muito de ler, q és um grande apreciador de música... Já o sabes, desde sempre ;) Só me resta dizer, continua com o bom trabalho! ;)
"All my blood for the sweetness of her laughter..."

 
At 12:39 AM, Blogger Atom said...

Grande blog que vocês aqui têm!Os meus parabéns!Andei a espalhar comentários por aí :)

 

Post a Comment

<< Home