Sunday, September 10, 2006

Um cantar feminino

Facto. Chritina Aguilera é uma das melhores vozes femininas no mercado. Facto. Há grandes vozes musicais escondidas do grande público. Vamos pensar.
Associamos, eu pelo menos associo, nomes femininos a estilos mais comerciais, nomes como Dido, Alanis Morissette, entre outros, mas ultimamente, tropecei em dois nomes brutais: Aimee Mann, Regina Spektor.

Aimee Mann

Paul Thomas Anderson teve a ideia de escrever o argumento para Magnolia a ouvir Aimee Mann. Será justo dizer qua a música desta senhora inspira o argumento de um filme tão bom? É claro que sim!
As musicas de Aimee são algo que a nossa audição devora, os sons das palavras são deliciosos, os jogos de palavras notáveis, e a música é tão simples... Um primor. Admito que ainda hoje sorrio a ouvir "One", em que as palavras dançam e fazem um sentido absolutamente sublime, mágico até. É impossível não ouvir esta música e pensar em Frank T. J. Mackey, Donnie Smith, Jimmy Gator e todos aqueles que protagonizam o filme, e que parecem saidos desta ode à solidão matemática.
Ainda há "Driving Sideways", "Save Me" e "Wise Up" nesta banda sonora fantástica, isto sem contar com outros álbuns que são igualmente fantásticos e que recomendo a todos a sua descoberta e consequente maravilhamento.

Regina Spektor

A nova revelação da voz feminina. E que voz! É um grande valor esta americana de ascendência russa que consegue elevar o agudo a um patamar que pra mim é qualquer coisa de fantástico.
Além de todo este poderio vocal, Regina também tem enorme qualidade no seu dominio do teclado, num piano que acompanha harmoniosamente a sua voz, além de escrever uma música (foi a primeira que ouvi) que canta abertamente sobre cancro, sem metáforas de doenças prelongadas. Uma letra pura e dura, plena de sentimento.

E para terminar o já tradicional videozinho:

Aimee Man - One

0 Comments:

Post a Comment

<< Home