Thursday, May 11, 2006

Copyright a mais

Não perguntem porquê, mas a verdade é que não queria revelar se toco (ou já toquei algum instrumento)..mas estou completamente revoltado e sendo assim digo tudo em estilo de desabafo.
Eu toco guitarra, nunca tive uma aulinha que seja, e como todos os autoditadas cá me vou desenrascando com umas tablatures que vou vendo na net. Agora querem tirar-me isso! A mim e a todos!
Passo a explicar. As companhias discográficas estão a obrigar os sites que fornecem tab(blature)s (de guitarra, baixo, bateria...o que for) porque dizem que estamos a violar direitos de copyright. Ora bem, isto é um passo em frente para a ditadura. Eu até podia concordar que não fossem feitos downloads de musicas da net se os cd's estivessem mais baratos, agora tabs! Pelo amor de Deus..
As tabs são feitas de ouvido, como tal são a interpretação que alguém fez da música, a probabilidade de sair igual a música original e praticamente nula. As tabs não são feitas com fins lucrativos mas sim com fins educativos, e até mesmo os formatos de tabs mais sufisticados não substituem de maneira nenhuma uma música de um cd comprado na loja. Ainda para mais, e aqui reside o ponto importante da questão, não há, repito NÃO HÁ tabs oficiais nas lojas que cheguem sequer para um quarto das tabs feitas por guitarristas à disposição na net. O que quer dizer que "violámos" o copyright de tabs que não estão sequer aí a venda.
Estou particularmente revoltado com isto por razões óbvias, mas eu pergunto a quem não toca nenhum instrumento para que possa pensar. Se isto das tabs for mesmo considerado ilegal, como posso fazer uma cover de uma música que não tem tab oficial à disposição nas lojas?...É por depois surgirem problemas destes que se vê que os senhores das editoras podem saber muito de dinheiro mas não percebem nada de música.

1 Comments:

At 3:24 PM, Anonymous Anonymous said...

Sinceramente, acho que as editoras estão a ir longe demais. É óbvio que o download de músicas pela internet é e deve ser considerado ilegal uma vez que representa um roubo explícito ao momento de criação e expressão do artista e, embora tenha dúvidas quanto a este facto, é natural que as editoras registem menos vendas e que por isso estejam a lutar contra a pirataria. Agora a proibição de tableturas e pautas feitas por amadores? Absurdo. Com esta nova lei (ou aplicação dela) muitos sites de download de tabs e pautas como cifraclub.com e mysongbook.com tiveram de fechar ou, no caso deste último, fechar o acesso aos downloads de tabs com copyright. Eu toco guitarra e queria mostrar a minha solidariadade com muitos artistas que acredito também estarem contra esta medida uma vez que mutas tableturas em formato .gp ou .pwt eram criadas pelos próprios gutarristas/baixistas para que partilhassem (como outros fizeram para eles) as suas partes nas músicas para que outros aprendessem para tocar num dia de praia com amigos, em concertos ou só para recriação pessoal. Queria também perceber onde a indústria fonográfica estava a sair lesada com estes downloads. Nenhum gutarristas deixa de comprar o cd por saber tocar a música (pelo contrário, diria eu) ou deixa de ir aos seus concertos. A única teoria que me parece viável (embora desconheça se é possível) é que as tabs em formatos .gp consistem em sons MIDI acompanhados da pauta em si que enventualmente poderia (só mesmo pela compatibilidade do ficheiro áudio que acho que n pode ser separado do ficheiro .gp) ser descarregada para telemóveis e usadas como toque, ou criar os toques em telemóveis que tenham editor de pautas. Contudo, parece-me demasiado rebuscado uma vez que poucas pessoas conhecem estes ficheiros ou tenham conhecimentos para editar pautas, o que me leva a concluir que as editoras acabaram de dar um tiro no póroprio pé. Em 1772, Mozart ouviu "Miserere" de Gregorio Allegri e quando chegou a casa, passou para pauta o concerto inteiro, indo de novo ao concerto para corrigir pequenos erros.Nos dias de hoje teria sido preso e, provavelmente nunca teria criado o seu legado como o criou.

 

Post a Comment

<< Home