(The Gift - )Fácil de Entender
É recorrente esquecermo-nos da nossa música quando há um turbilhão de coisas novas a aparecer dos sítios mais distintos do planeta. É igualmente recorrente a insatisfação musical em que nos encontramos muitas vezes, talvez por estarmos num país pequeno que tem um mercado que não consegue sustentar tantos assim. Eu penso nisto tudo, como certamente muitos de vós pensam. Mas algo me faz não torcer o nariz ao que temos em Portugal apesar de todas as contrapartidas... Na verdade até é mais do que isso.
Resolvi ouvir a recente compilação dos The Gift. Chamar-lhe compilação é na verdade diminuir, e muito, este trabalho. Para quem não sabe, "Fácil de Entender" foi gravado ao vivo em Londres em duas noites de concerto à porta aberta num prédio que foi usado como estúdio. Toda a ideia e layout, bem como as decorações e o próprio vestido da Sónia foram ideias da banda.
Este trabalho conta com todos os temas conhecidos dos apreciadores de The Gift mais 3 temas originais. O primeiro cd corresponde ao concerto mais calmo o segundo ao mais ritmado.
A verdade é que senti um orgulho enorme enquanto ouvia os dois cd's que compõem a coletânea. Orgulho nos The Gift, orgulho naquela música, orgulho na envolvência ali criada que muitos procuram e poucos encontram. Porque fazer um duplo cd de temas já editados parece ser a razão menor daquelas duas noites. Porque ali se conseguiu tornar negócio duma compilação em arte em vez de transformar a arte (música) já editada num negócio.
O que me move em relação à música feita em Portugal é o entendimento do que a música é para algumas bandas. Os The Gift mostraram o que para eles é a música, e isso é Fácil de Entender.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home