Wednesday, September 14, 2005

A rush of coldplay to the head

Os Coldplay são uma banda que, a meu ver, já merecia uma nota neste blog. Eu gosto de música, boa música de preferência, e Coldplay é sinónimo de boa música. Têm um som bastante próprio e uma música boa, leve, melódica e acessível.
Os Coldplay têm 3 albuns. O 1º album (album revelação) "Parachutes", deu muito nas vistas pois tinha de facto uma qualidade acima da media para 1º album de uma banda. E daí destaco a minha música preferida dos Coldplay, "Yellow", que é, senão a melhor, uma das melhores deles. Este album, como a banda em si, foram uma lufada de ar fresco numa época em que a boa música tinha (e continua a ter infelizmente) carência de exposição e atravessava-se um período em que poucas das novas bandas mostravam realmente qualidade numa corrente músical da altura enjoativamente repetitiva. O album (estranhamente, a meu ver) teve destaque no meio mais "básico" da música (premios mtv e afins). Sendo exposto e consumido (também) pelos fans da denominada música pastilha elástica. Não tanto por estes últimos, mas sim pelos outros interessados na banda, foi criada alguma expectativa em torno do segundo album. As pessoas estavam curiosas, por saber se "Parachutes" tinha sido um acaso ou se de facto tinhamos mais Coldplay para ouvir. E para saber se agora que tinham impressionado, estes jovens iriam conseguir aguentar com a pressão e corresponder às exigências agora estabelecidas.
"Rush of blood to the head" foi uma promessa cumprida. O som era deles, a qualidade do album, no geral, era superior à do 1º, mais consistente, e com variações arrojadas. "In my place" foi o 1º single (muito bem escolhido de resto) dos 4 que o album teve. Sendo eles "In my place", "Scientist", "Clocks" e "God put a smile upon your face". Uma maneira simples de mostrar que este album é muito bom, é pegar nos 4 singles, compará-los, ver que todas elas sao óptimas músicas, da mesma banda e com um ambiente e som de fundo totalmente diferente umas das outras. Os Coldplay criaram diversas atmosferas neste album sem descolarem do estilo Coldplay. Com isto provaram que "Parachutes" nao foi um acidente e que tinham de facto um som, uma identidade, uma enorme margem de progressao para fazer ainda melhor.
Recentemente foi lançado o 3º album da banda, "X & Y". Na minha modesta opinião, é inferior a "Rush of blood to the head". A música é boa, mas depois de um 2º album como foi o desta banda, espera-se ser surpreendido de novo. É diferente de "Rush of blood to the head", com menos variações, com um muito bom single "speed of sound" (infelizmente, demasiadas vezes tocado na mtv), e uma verdadeira pedrada no charco chamada "fix you". Que desde a 1ª audição que fiz desta logo me chamou a atenção, agora é segundo single de "X & Y". É uma música que ficará com certeza no leque das melhores dos Coldplay. Este album, segundo a própria banda, teve muitas influências externas (perdoem-me mas não me recordo de quais). Não é o melhor que os Coldplay conseguem fazer, mas não deixa de ser um óptimo album.
Apesar de já terem multidões a segui-los por direito próprio, os Coldplay, não são ainda aquilo que acho que são capazes de se vir a tornar. Os Coldplay têm provas de que não lhes falta criatividade para fazer a melhor música, provaram que são uma banda fantástica a actuar ao vivo, e provaram que conseguem surpreender. Mas a meu ver, os Coldplay podiam descolar um pouco de si mesmos, intruduzir novos elementos e sons...quer sejam electrónicos, quer envolvam distorções de voz ou guitarra... Eu não tenho a menor dúvida que os Coldplay são capazes de fazer boa música de qualquer maneira e era um modo de a banda expandir as suas possibilidades. Não sendo isto uma obrigatoriedade óbviamente (muitas bandas fizeram história apenas e só com um estilo próprio). Entenda-se isto mais como uma sugestão que eu daria aos Coldplay.
Já agora, uma observação que complementa algo que já referi antes. Os Colplay são uma banda excepcional que (não tenho dúvidas que se vai tornar mas) ainda não se tornou uma Lenda. Falta uma obra-prima, um album que se imortalize como "Nevermind", "The black album" "Sincronicity" etc. Um marco não própriamente na carreira dos Coldplay (como foi "Rush of blood to the head"), mas sim um marco na música. Não um album "inspirado em", mas sim que "inspire a". Album que eu acredito que sairá dentro de 10 anos, e sobre o qual aqui espero escrever.
Para terminar, convém lembrar que há outra coisa que falta aos Coldplay...tempo. Parece que começaram ontem e já são o que são. Ainda só vão em três albuns (e mesmo assim já fizeram muita coisa notável), portanto ainda têm bastante tempo para fazer ainda muito mais. Em todo o caso já são uma grande banda. (Das bandas mais recentes são os melhores.)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home