"Deus criou tudo"...Bob criou o Reggae
É uma lenda, era um génio, será sempre o pai do reggae. Bob Marley (Robert Nesta Marley) nasceu na Jamaica em 1945. Nasceu com uma necessidade absoluta de fazer música e aos 14 anos saiu de casa para seguir o seu sonho.Em 1962 fez o seu primeiro single. Sem sucesso e já em 1963, juntou-se a amigos seus e formaram a banda que viria a ser conhecida em todo o mundo como "the Wailers". No entanto, pouco depois da sua formação a banda de Bob Marley sofreu duas perdas e Bob assumiu-se como principal vocalista, algo que mudaria por completo o destino do grupo. Em 1964 o trabalho intitulado "Simmer Down" chega ao topo das tabelas na Jamaica. Foi um sucesso, sendo que atendendo ao país onde viviam, não fizeram qualquer espécie de fortuna. Até 1966 os "the Wailers" gravaram mais de 70 temas, ano em que se separaram. Bob entretanto casa-se e deixa a Jamaica por uns tempos.
Uma vez regressado à Jamaica, Bob reune a banda, tendo apenas dois dos antigos colegas de Marley atendido à sua chamada. Pouco tempo depois já havia novo album dos "the Wailers" que por sua vez se chamava "Bend Down Low". Foi nesta altura que Bob começou a evolver-se no espírito e na cultura "Rasta". Algo que passaria a estar sempre presente nas suas músicas.
Esta formação criou mais e mais temas passando de produtor em produtor até que encontraram um produtor chamado Lee Perry com quem fizeram uma série de clássicos como "My Cup", "Duppy Conqueror", "Soul Almighty", e "Small Axe". O seu som depertou muitas atenções e depressa a banda arranjou um baixista e um baterista a tempo inteiro. Em 1971 os "the Wailers" assinaram um contrato com a Island Records, contrato esse que projectaria para o resto do mundo o génio de Bob Marley.
Em 1973 saiu o primeiro album da banda na sua nova editora discográfica, e foi desde logo aclamado no mundo inteiro. Devido ao sucesso imediato, surgiram vontades no núcleo da banda de seguir carreiras a solo. Marley resolveu de imediato o problema trazendo para a banda a sua mulher e duas amigas desta. Com uma nova formação, voltaram ao estudio para gravar o segundo album na Island Records que seria lançado em 1975. Com o tema "No Woman, No Cry" chegaram ao top 40 do Reino Unido e esgotaram varios concertos. Em 1976 sai "Rastaman Vibration" que chega ao top 10 americano, tornou-se claro que a música de Bob Marley & the Wailers tinha vindo para ficar.
Sendo Bob Marley um ícone internacional, dentro da Jamaica, este passou a ser visto quase como um profeta. Na verdade o seu poder era tal entre o povo que foi ferido num tentativa de assassinato por parte de lideres corruptos. Como consequência Marley deixou a Jamaica durante mais de um ano. Em 1977 sai "Exodus", maior album até a data com "Jamming", "Waiting in Vain" e "One Love/People Get Ready". O album "Kaya" foi lançado no ano seguinte com temas como "Is This Love" e "Satisfy My Soul". Sai "Babylon by Bus" (album ao vivo) pouco antes de sair em 1979 "Survival". O melhor ano de Bob Marley foi 1980 com o lançamento de "Uprising" e o anúncio duma tour nos Estados Unidos.
Bob desmaiou a fazer jogging em pleno central park de Nova Yorke. Descobriu que tinha cancro, e que este se tinha espalhado um pouco por todo o corpo. "Uprising" foi o último album da sua vida.
Bob Marley morreu a 11 de Maio de 1981, com 36 anos. A sua vida e obra ficaram para sempre. Multiplos albuns foram lançados posteriormente, que recolocaram Marley nos tops mundiais já depois de morto. A sua música mudou o curso da sua vida, da sua banda, do seu país e de todo o mundo musical. Bob Marley foi um visioário, Bob Marley é uma lenda.
1 Comments:
tem alguns erros de português. Mais tá bom!
Só não está falando oque está no texto, teria que falar mais sobre o reggae.
Post a Comment
<< Home