Saturday, October 15, 2005

The Masterpiece

Quando iniciei este blog fiz questão de explicar o que iria fazer nele. Se bem se lembram andava à volta de dizer o que me apetece-se sobre música e assim. Pegando nesta ideia, aproveito para a usar como justificação para o que vou escrever imediatamente seguir.
Para mim, falar sobre música, envolve obrigatóriamente a percepção de uma série de conceitos bem como sua assimilação/compreenção. Desta feita, vou falar sobre o conceito "Masterpiece" (obra prima). Mais especificamente o que é, e o peso que, a meu ver, este conceito tem na música.
Ao longo de toda a história da música existiram bandas ou cantores que fizeram as suas carreiras com bons albuns, bons temas, boa música. Mas muitos deles não conseguiram criar uma obra (refiro-me a obra como album) que ficasse na memória de todos. Uma masterpiece é um album perfeito, ou no limiar da perfeição. É uma inspiração para futuras bandas. Uma masterpiece é sempre referenciada quando se tenta listar os melhores albuns já feitos. Uma masterpiece é um "ok computer", um "revolver" ou um "dark side of the moon".
Uma banda ou cantor não ter uma obra prima não significa que seja inferior a outros que tenham. A genialidade de alguns pode sair toda numa só obra quando a de outros é distribuida um pouco por toda a discografia. Não sou ninguém que possa esclarecer sobre se é melhor uma situação ou outra. Isto pode até ser uma questão pouco importante (acredito que seja) mas não deixa de ser uma reflexão que gosto de fazer como tantas outras.
Bem, depois de vos apresentar um pouco do meu mundo musical e pensamentos relacionados com ele, termino apenas com uma breve nota. Qualquer masterpiece deve ser ouvida, seja ela de que altura for, ela torna-se intemporal pela sua diferença em relação a tudo o resto. Uma masterpiece é um trabalho musical único.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home