Hellsing OST "RAID"
Como intro à banda sonora de que vou falar, vou explicar primeiro como a descobri. Hellsing é uma manga japonesa que sofreu uma adaptação para anime devido ao sucesso que teve na sua primeira forma. Saída a história dos quadradinhos para o pequeno ecrã, encontrou-se a necessidade de criar um ambiente sonoro para a série. Desta necessidade nasceram uma panóplia de músicas que foram compiladas numa OST."RAID" é a primeira OST de duas desta série de animação. O facto de se terem criado 2 OST´s pressupõe que a segunda foi feita devido ao sucesso da primeira e isto poderia por sua vez dar a entender que se trata de som para as massas. Pelo contrário (e cingindo-me apenas à primeira OST), trata-se de uma banda sonora muito alternativa, de extrema qualidade. Com muito Freejazz (de que falarei no futuro em post em separado). Basicamente encontra-se faixas que à partida não tem nada em comum, mas que no conjunto acabam por formar um carácter muito groovy, cool e meio obscuro. Mesmo encontrando um contraste grande entre muitas musicas, podemos encontrar outras que são Freejazz do mais puro que há. Temas que destaco em Freejazz são (o mais conhecido) "World Without Logos" e "Left Foot Trapped In a Sensual Seduction". Temas mais fortes são sem duvida o "Fool Cross Over Nirvana" e "Dracula´s Holy Pupil and R&R". Embora a minha lista de músicas preferidas se estenda a práticamente toda a compilação. A obra termina com a musica final dos episódios da série de animação japonesa que rompe com tudo o resto que se ouve no cd sendo que estranhamente encaixa neste na perfeição. No meio temos músicas sem voz bastante alternativas, algumas futuristas, outras que remetem para um clima mais clássico, e ainda outras de som ambiente que servem principalmente de transição de uns temas para outros.
Esta OST é sempre extremamente elogiada quando nela se fala, e o criador Yasushi Ishii é respeitadíssimo e detentor de uma sensibilidade musical extrema. Já tive oportunidade de ouvir bandas sonoras excepcionais como a do Magnólia...acho esta melhor (embora completamente diferente).
Há uma segunda OST, "RUINS" que também é muito elogiada, já a ouvi mas ainda não tenho opinião bem formada pois é ligeiramente diferente da primeira. Falarei nela mais à frente.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home