Madchester
Manchester, década de 80, a música mundial vivia um período de estagnação depois da morte do Disco, quem deitava os dados eram as bandas de hair-metal. É em Manchester que começa um movimento que virá a mudar grande parte da música vinda daquela zona tal como hoje as conhecemos. Foi nesta altura que ocorreu a mistura bem volátil entre guitar rock e acid house, dando vida a um estilo que ainda hoje está bem patente em muitas bandas vindas do reino de sua majestade a Rainha: Madchester.É a rainha que serve de tema a The Queen is Dead, obra mestra dos The Smiths, banda que talvez melhor representou todo este movimento, cujas letras com conteúdos políticos se fizeram notar por toda a parte e que ainda hoje continua de espírito bem vivo com a carreira a solo do vocalista, Morrissey. Foram estes Smiths o único erro de Tony Wilson, o mítico apresentador da BBC que elevou um acontecimento quase local a um nível nacional e que lançou bandas como Joy Division e que era um dos donos da discoteca da moda na altura (que quem já viu 24 hour party people bem recorda): a Hacienda, sítio onde se criaram mitos e muita droga foi consumida, pelo bem da música claro.
Fico-me por aqui naquilo que pretendo que seja um post mais geral sobre Madchester, mais tarde irei postar sobre bandas, como Smiths e New Order, cd’s obrigatórios e músicas a não perder sobre pena de morte. Daqui a uma semana talvez já aqui esteja alguma coisa sobre Smiths, mas como tudo na vida, logo se verá.
And tonight something equally epoch-making is taking place. See? They're applauding the DJ. Not the music, not the musician, not the creator, but the medium. This is it. The birth of rave culture. The beatification of the beat. The dance age. This is the moment when even the white man starts dancing. Welcome to Manchester.
Frase dita por "Tony Wilson" em 24 Hour Party People
Um bem haja para todos os afincados leitores.
1 Comments:
Caro João,
Obrigado pelo comentário no meu blog, pois permitiu-me conhecer este que já vi que vou gostar.
E força com esses posts sobre os smiths..
Post a Comment
<< Home