Friday, October 21, 2005

Arcade Fire - Funeral

Funeral é o disco de estreia desta banda canadiana, que ao contrário do que diz o nome do seu álbum de estreia, não será enterrada tão cedo. Aclamado pela crítica mundial, este é sem qualquer sombra de dúvida um dos melhores cd’s de 2005.
Com um estilo realmente diferente do que é habitual ouvir, os Arcade Fire são uma lufada de ar fresco no panorama musical mundial. É algo completamente diferente, comparo a minha primeira audição de Funeral com a “primeira vez” em que ouvi algumas das músicas que ainda hoje não me largam, como The Bends dos Radiohead ou Last Goodbye de Jeff Buckley. Destaco uma mão cheia de músicas que sobressaem no cd: uma grande abertura ao som de Neighbourhood 1# (Tunnels), que penso ser a melhor abertura possível dentro das músicas que compõem o álbum; Une Anée sans Lumiére, faixa número 3 que me atrai pela simplicidade e tom calmo, que gradualmente vai endurecendo para dar seguimento no alinhamento á música que considero ser a grande malha de todo o cd: Neighbourhood 3# (Power Out). Música fantástica quer ao nível sonoro quer ao nível da letra. Uma música que rompe com o inicio do cd e começa um novo estilo com uma cadência mais rápida e dançante, mas ao mesmo tempo mais atraente para quem ouve, grande parte dinamizada pela letra que é no mínimo esquisita. Novo momentum entre as faixas 7 e 9, onde se começa com o novo single deste cd, Wake Up, passando por aquela que é a música mais estranha em todo o cd, corta totalmente com o que lhe sucede este Haiti, mas é um momento delicioso ouvir esta música que mistura o Francês com o Inglês de forma quase imperceptível e que é mais uma novidade (eu que há tempos aqui falei de conflitos linguísticos cá por Portugal, fica a ideia), e que tem um dos momentos mais brilhantes de todo o cd, a passagem para Rebellion (Lies) que se faz de uma forma quase imperceptível entre músicas com influências completamente diferentes. Uma boa compra.

Já está previsto novo álbum dos Arcade Fire para meados de 2006, mas é melhor não elevar muito as expectativas, porque depois deste primeiro trabalho pode vir a acontecer que estes rapazes e raparigas sejam mais uma promessa não concretizada.

1 Comments:

At 12:27 AM, Blogger Atom said...

Adorei esse cd, ainda não me consegui fartar dele! A minha favorita é rebellion (lies).

 

Post a Comment

<< Home